segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A ilusão do ano novo

O país está mobilizado, é chegada a hora de um novo ano começar. Será? Observemos bem, estamos em um país de tradição cristã herdada pelo catolicismo, assim o natal representa o "suposto" nascimento de Jesus.

Trata-se de uma suposição, porque há mais de dois mil anos aquela região da Galiléia era província do Império Romano e esse povo recomeçava a contagem do tempo toda vez que um novo imperador (Cezar) chegava ao poder, o que devia causar uma confusão tamanha para à burogracia da antiguidade.

Após a queda de Roma, a Europa cristã adotou o calendário de Júlio César e no Concílio de Nicéia, em 325 D.C., determinou-se a data da Páscoa como sendo o primeiro domingo depois da primeira lua Cheia do Eqüinócio de Primavera, o que era problemático, já que a data do Eqüinócio também era incerta.

Em 24 de fevereiro de 1582 D.C., 1627 anos depois de proclamado o Calendário de Júlio César, o Papa Gregório XIII assinou a Bula que deu origem ao calendário Gregoriano, de 365 dias, 5h 48min 20s, em uso até os dias atuais. Com a adoção do Calendário Gregoriano, o Ano Novo passou oficialmente para o dia 1o. de janeiro, contudo o mesmo ainda mantém um erro em relação ao ano solar: 26,96768 segundos por ano, já que o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,96798 segundos, isto significa uma imprecisão que em 4909 D.C. nos levará a estaremos adiantados um dia inteiro para além dos limites de tempo de nosso calendário oficial, sendo então necessária uma nova correção.

Desta forma, não temos certeza que amanhã será ano novo, mas com respeito aos costumes, faço votos de sáude e paz para todos neste ano que "imprecisamente" se anuncia!

3 comentários:

  1. Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não conhecia esta parte da história... Bom é ter amigos inteligentes pra compartilhar o conhecimento.
    Xero grande e parabéns!!!

    meu amigo, vc é brilhante ;)
    Jucy

    ResponderExcluir
  3. Valeu turminha, obrigado pela força, sem os coments não tem sentido manter um blog, não é mesmo?

    ResponderExcluir